Minha Experiência com o RMA da Pichau

Opinião  

Bom, resolvi adquirir um novo teclado com iluminação nas teclas para não precisar deixar a luz acessa quando usar o computador, então decidi experimentar um teclado mecânico, já vi muitos reviews falando bem, mas nunca tive um.

Além da iluminação nas teclas, queria que ele mantivesse algumas características que eu estava acostumado, como: ser ABNT2, ter teclado numérico, ter indicação de CAPS LOCK ativa e não ser muito barulhento.

Os preços desse tipo de teclado variam muito, podendo chegar a mais de mil reais.

Pela minha pesquisa, o que apresentou melhor custo benefício foi o teclado mecânico Redragon Mitra Switch Brown K551-1 ABNT2, que acabei comprando na Pichau por R$229,89.

Quando o teclado chegou o liguei e comecei a usar, achei muito bonito e bem mais pesado do que os de membrana que já tive. A iluminação das teclas é muito boa e a sensação tátil ao digitar excelente.

O único inconveniente é que ele é meio alto e não vem com apoio de pulso, então acabei comprando um apoio da mesma marca.

Porém, no primeiro dia ele desligou durante o uso. Troquei de USB e até de computador e nada dele religar. Então guardei para providenciar a devolução no outro dia.

No dia seguinte resolvi ligá-lo de novo e ele funcionou normalmente. Então, por causa da pandemia resolvi deixá-lo em observação.

Tudo estava bem, até que um mês depois ele deu o mesmo problema de desligamento durante o uso e, no outro dia, estava mais uma vez funcionando normalmente. Deixei passar de novo.

A partir daí ficava dando esse problema mais ou menos entre 1 a 2 vezes a cada 15 dias, e eu fui ficando chateado com isso.

Então, um pouco antes de acabar a garantia legal (primeiros 3 meses), resolvi fazer o RMA, assim não teria que arcar com os custos do envio.

Pesquisei um pouco sobre o RMA com a Pichau no reclameaqui e fiquei preocupado, muitas queixas de descaso com o cliente. Então resolvi tentar direto com o fabricante, a Redragon.

Em 06/04, abri um chamado pelo site da Redragon enviando um vídeo do problema junto com a nota fiscal do produto e o relato do que acontecia.

No dia 07/04 eles responderam dizendo que seria necessário uma análise física do problema e que era para o teclado ser enviado para a empresa Pichau em garantia, disseram também que era pra informar o número de protocolo do atendimento junto a eles pra Pichau.

Nesse mesmo dia mandei um e-mail pra Redragon questionando se a empresa Pichau conseguiria detectar o problema, já que era algo intermitente e as vezes demorava pra ocorrer, e que se não conseguisse ia me gerar problemas, pois não ia ser ressarcido dos custos de envio.

Logo em seguida me responderam mantendo a conduta de encaminhar o produto para a Pichau em garantia.

Então, ainda nesse dia, mandei um e-mail solicitando a troca do produto para [email protected], com o vídeo e o relato do problema.

Dia 08/04 a Pichau me mandou um e-mail com um formulário de RMA para eu preencher e enviar de volta junto com fotos detalhadas do produto.

Nesse mesmo dia reenviei por e-mail o formulário devidamente preenchido junto com as fotos solicitadas.

Ainda nesse dia recebi um e-mail com instruções e código de postagem pra envio do produto para eles. O que achei muito positivo, pois com a Kabum tive que pagar o envio e só depois solicitar o reembolso.

Dia 09/04 enviei o teclado pelos Correios por PAC Reverso utilizando o código de postagem fornecido.

No dia 15/04 os Correios entregaram o produto.

Em 20/04, a Pichau informou que o produto foi recebido no laboratório deles e que apresentou defeito, então foi encaminhado para o processo de troca.

Dia 22/04 recebi um e-mail da Pichau informando o envio do novo teclado pela transportadora JadLog.

Finalmente, em 27/04, chegou o novo teclado funcionando perfeitamente. Durante o processo de RMA não tive nenhum problema, inclusive achei o atendimento da Pichau muito ágil, não sei se o fato de ter entrado em contato com o fabricante antes ajudou em algo.

Leia também: Minha Experiência com o RMA da Kabum


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